Quarta-feira de Cinzas

Cinzas(por Ricardo Luiz Krobel)

A Quarta-feira de Cinzas marca o início do Tempo da Quaresma. É uma época de penitência, reflexão e jejum que nos prepara para a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa.

A Quarta-feira de Cinzas é um dia de jejum e abstinência. Há também uma sensação de que a hora de se arrepender e voltar é agora. O Evangelho nos diz como abordar essa renovação de nossas vidas. Coloca diante de nós o remédio em oração, jejum e esmola.

“O jejum é a alma da oração, a misericórdia é a força vital do jejum. Se não tivermos todos os três juntos, não teremos nada”, diz São Pedro Crisólogo.

“Lembra-te homem que é pó, e ao pó você voltarás.”

As cinzas são um símbolo de penitência, e elas nos ajudam a desenvolver um espírito de humildade e sacrifício. Enquanto as cinzas simbolizam penitência e contrição, elas também são um lembrete de que Deus é misericordioso com aqueles que O invocam com corações arrependidos.

Sua misericórdia divina é de extrema importância durante o Tempo da Quaresma, e a Igreja nos convida a buscar essa misericórdia durante toda este tempo, com reflexão, oração e penitência.

“Nós te imploramos em nome de Cristo, reconcilie-se com Deus” (2 Cor 5:20).

Deixe um comentário